Questão 5079

(FUVEST - 2001 - 1a fase)

Dois caixotes de mesma altura e mesma massa, A e B, podem movimentar-se sobre uma superfície plana, sem atrito. Estando inicialmente A parado, próximo a uma parede, o caixote B aproxima-se perpendicularmente à parede, com velocidade V0, provocando uma sucessão de colisões elásticas no plano da figura.

Após todas as colisões, é possível afirmar que os módulos das velocidades dos dois blocos serão aproximadamente:

A
VA = V0 e VB = 0
B
VA = V0/2 e VB = 2V0
C
VA = 0 e VB = 2V0
D
VA = 0 e VB = 3V0
E
VA = 0 e VB = V0

Gabarito: VA = 0 e VB = V0

Resolução:

Como teremos colisões elásticas, vamos analisar ponto a ponto.

  1. O bloco B colide com o bloco A;
  2. O bloco A colide com a parede;
  3. O bloco A colide novamente com o bloco B.

Em uma colisão elástica temos que toda a energia é transferida para o outro corpo, sendo assim ao bloco B colidir com o bloco A transfere sua energia ao bloco A, ficando parado, com velocidade igual a 0, e o bloco A adquirindo velocidade V_0. Após isso, o bloco A colide com a parede, e ocorre a inversão total do movimento, ficando com o mesmo módulo de velocidade, porém em sentido contrário, então -V_0. Após isso A e B colidem elasticamente novamente, passando toda a energia de A para B, com A ficando parado, com velocidade igual a 0, e B adquirindo a velocidade de A, que é -V_0.

O módulo das velocidade é:

A=0; e; B=V_0

Letra E



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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