(FUVEST - 2001 - 1a fase)
O quadro abaixo apresenta algumas características de Estados brasileiros.
Estão corretas somente as características apresentadas em:
I e lI.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Gabarito:
I e IV.
Veja a tabela correta:
Estado | Característica Natural | Atividade Primária | Recurso Mineral | |
I | Maranhão (MA) | Extensa Planície | Extrativismo Vegetal |
Ouro |
II | Bahia (BA) | Planaltos interiores | Cacau e Mandioca | Urânio e Cobre |
III | Rio Grande do Sul (RS) | Relevos baixos | Arroz e Soja | Carvão mineral |
IV | Rio Grande do Norte (RN) | Fraca nebulosidade | Pecuária Extensiva e Cana-de-açúcar | Maior produtor de Sal |
Explicação :
O Maranhão, com sua extensa planície litorânea, baseia sua economia no extrativismo vegetal do babaçu e possui reservas minerais de ouro.
O Rio Grande do Norte, com sua fraca nebulosidade e climas secos, apresenta junto ao litoral oriental o plantio de cana, com o gado criado no interior. Devido às suas condições climáticas favoráveis, apresenta grande produção salineira, já que para a extração do sal precisa de baixa precipitação e climas muito quente que permite que as aguas sejam evaporadas e formem as dunas de sal.
O estado da Bahia é composto por inúmeras chapadas e planaltos no seu interior, e um dos maiores produtores de Cacau e Mandioca do Brasil. É ainda o estado que destaca o Brasil na produção de Urânio no mundo, e também tem uma considerável produção de Cobre. Podemos dizer também que existe alguma produção de petróleo também.
Já no Rio grande do Sul tem relevos mais baixos, e até mesmo as altitudes do planalto basálticos é mais baixo, formado por planícies e depressões que permitem a plantação de arroz e soja no estado. Há algumas décadas o RS era um grande produtor de tabaco mas ano após anos os agricultores trocaram o tabaco pela soja. É no rio grande do Sul a maior reserva de carvão mineral do Brasil.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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