(MACKENZIE - 2001) Cremos como verdades evidentes por si próprias, que todos os homens nasceram iguais e que receberam do seu Criador alguns direitos inalienáveis [que seria injusto retirar], como a vida, a liberdade e a busca da felicidade.
Thomas Jefferson
O fragmento de texto acima integra um importante documento da História da humanidade, e inspirou muitos combates pela liberdade na Europa e nas Américas. Esse documento é,
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A Declaração das Nações Unidas.
A Doutrina Monroe.
A Declaração de Independência dos E.U.A.
A Declaração de Libertação dos Escravos.
Gabarito:
A Declaração de Independência dos E.U.A.
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Incorreto. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789.
b) A Declaração das Nações Unidas.
Incorreto. A Declaração das Nações Unidas foi um documento Segunda Guerra Mundial assinado em 1 de janeiro de 1942 durante a Conferência Arcadia.
c) A Doutrina Monroe.
Incorreto. A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano.
d) A Declaração de Independência dos E.U.A.
Correta. Em 1776, Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Por meio desta, muitos combates foram inspirados a lutar pela liberdade na Europa e nas Américas.
e) A Declaração de Libertação dos Escravos.
Incorreto. Essa não foi proferida por Thomas Jefferson.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão