(Mackenzie 2001) Duas pequenas caixas cúbicas idênticas são empurradas, simultaneamente, uma contra a outra, sobre uma reta horizontal, a partir dos pontos A e B, com velocidades de módulos respectivamente iguais a 7,2 km/h, em relação à reta. O choque frontal entre elas ocorre no ponto C, médio de AB , com a velocidade de uma das caixas igual a 7,2 km/h, em relação à outra.
Considerando que apenas o atrito cinético, de coeficiente µC, entre as caixas e o plano de deslocamento foi o responsável pela variação de suas velocidades, podemos afirmar que:
µC = 0,05.
µC = 0,1.
µC = 0,15.
µC = 0,2.
µC = 0,3.
Gabarito:
µC = 0,15.
O trabalho da força de atrito - trabalho resistivo - provoca essa redução de velocidade. Se a velocidade relativa, na situação final, é 7,2 km/h = 2 m/s então sabemos que a velocidade final de cada corpo é 1 m/s (as velocidades estão em sentidos opostos, por isso foram somadas). O deslocamento de cada um até o ponto médio é de 1 metro.
Sendo assim, podemos usar o Teorema Trabalho-Energia Cinética, para o trabalho da força de atrito.
Agora podemos "cortar" as massas e substituir os valores conhecidos:
Alguma dúvida ou sugestão? Avise nos comentários! :)
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão