Questão 52105

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos ViceReis”.

Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.

O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como

A

decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.

B

fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.

C

inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.

D

alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.

E

imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.

Gabarito:

inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.



Resolução:

a) decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.

Incorreto. Não se pode afirmar que o significado da chegada de D. João seja em decorrência da sanidade mental da rainha Dona Maria I. 

b) fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.

Incorreto. Não houve derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi apoiada pelos ingleses.

c) inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.

Correta. Com a transferência do governo português, o Brasil deixava de ocupar a simples posição de colônia do império lusitano para então se transformar em centro das mais importantes decisões políticas do governo de Portugal. Nesse sentido, o movimento contrario que levou a sede politica do império do centro para a periferia pode ser classificado como uma estratégia para facilitar a fuga, para uma melhor observação de inimigos, para facilitar a entrada e saída de recursos e ainda diminuir gastos com transporte.

d) alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.

Incorreto. Não houve alteração dessa relação política. 

e) imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.

Incorreto. A chegada de D. João no Rio de Janeiro não foi uma imposição do comércio britânico.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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