(FUVEST - 2003 - 1a Fase) “Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.
Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina.
De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como
provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.
decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.
Gabarito:
retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.
a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
Incorreto. O texto não aborda nenhum aspecto dessa questão.
b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.
Correta. A opinião internacional naquele contexto considerava a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado como sinais de uma sociedade retrógrada. Isso porque, eles acreditavam que tais movimentos lutavam contra os avanços da ciência e contra os avanços políticos rumo a uma sociedade com maior participação política da população.
c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
Incorreto. O texto não aborda nenhum aspecto dessa questão. Ademais, somente a Revolta da Vacina foi decorrente da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
Incorreto. O texto não aborda nenhum aspecto dessa questão.
e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.
Incorreto. Esses movimentos não podem ser considerados como conservadores.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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