(Mackenzie - 2003) Ao longo da história da humanidade, as perseguições aos opositores de regimes políticos despóticos tem sido a marca de várias sociedades. No século XXI, as guerras, a intolerância religiosa e étnica e, principalmente, as desigualdades econômicas que separam os países ricos dos pobres acabam forçando grandes contingentes de população a mudar de país e de vida.
Na Idade Moderna, no século XVII, uma região do planeta serviu de abrigo para uma população que era expulsa dos campos e perseguida por conflitos religiosos e políticos.
Essa região era a:
Austrália.
América do Norte.
África do Sul.
Europa Central.
Ásia.
Gabarito:
América do Norte.
b) América do Norte.
Correta. A questão está falando sobre a perseguição e a intolerância religiosa no mundo em diferentes épocas. Por conta de perseguições religiosas na Europa, especialmente na Inglaterra em relação os cristãos puritanos, o início da colonização norte-americana se deu com a chegada de muitos desses religiosos que sofriam perseguições em seus territórios de origem, mas que encontravam na colônia uma possibilidade de liberdade religiosa. Ao longo do século XVII, outras regiões desse continente também começaram a ser colonizadas especialmente por europeus que buscavam uma possibilidade de recomeço de forma livre. As outras regiões do mundo que aparecem nas demais alternativas não representavam polos de recebimento de perseguidos religiosos, portanto, são incorretas.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão