(Mackenzie 2003)
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo ...
Trêmulos astros...
Soidões lacustres...
- Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!
Camilo Pessanha
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.
Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.
A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.
A linguagem grandiloquente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.
A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.
Gabarito:
A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo ...
Trêmulos astros...
Soidões lacustres...
- Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!
Camilo Pessanha
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.Comentário:alternativa incorreta.É perceptível a presença enfática dada ao sofrimento amoroso, porém não com aspecto egocêntrico, mas uma certa subjetividade.
Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.Comentário:alternativa incorreta. Não há retomada dos traços da literatura trovadoresca.
A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.Comentário:alternativa incorreta. Não há aspectos claros e explícitos no poema de referência que atribuem símbolos ou certos elementos característicos do futurismo italiano.
A linguagem grandiloquente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.Comentário:alternativa incorreta. É evidente a questão do sofrimento amoroso.
A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.Comentário:alternativa correta. É coerente com a poética simbolista do escritor Camilo Pessanha.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão