[CoCl4]2-(aq) + 6 H2O(aq) [Co(H2O)6]2+(aq) + 4 Cl-(aq)
AZUL ROSA
A reação acima é exotérmica.
Essa equação representa a reação que ocorre no “galinho do tempo”, enfeite cuja superfície é impregnada por uma solução em que se estabelece o equilíbrio dado acima. O “galinho do tempo” indica, pela cor, como o tempo vai ficar. Fazem-se as afirmações:
I — Quando a umidade relativa do ar está alta, o galinho fica rosa.
II — Quando a temperatura aumenta, o galinho fica azul.
III — Quando o galinho fica azul, há indicativo de tempo bom, sem previsão de chuva. Das afirmações,
somente II está correta.
somente I e III estão corretas.
somente III está correta.
I, II e III estão corretas.
somente I e II estão corretas.
Gabarito:
I, II e III estão corretas.
I. Quando a umidade relativa do ar está alta, o galinho fica rosa. ✔️
O equilíbrio está deslocado no sentido de formação do composto rosa, pois o aumento de H2O descola o equilíbrio para a direita.
II. Quando a temperatura aumenta, o galinho fica azul. ✔️
Quando aumentamos a temperatura o equilíbrio é deslocado no sentido endotérmico, reação inversa com formação do composto azul.
III. Quando o galinho fica azul, há indicativo de tempo bom, sem previsão de chuva. ✔️
Pois, a alta umidade do ar é indicativo de chuvas. Enquanto "tempo bom" quer dizer céu limpo, e com isso há aumento de temperatura por não haver sombras das nuvens no céu.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão