Questão 13749

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Analise as informações geológico-estruturais do quadro.

 

O item III corresponde à gênese

A

do Escudo Brasileiro.

B

da Depressão Periférica.

C

dos Dobramentos Terciários.

D

da Bacia do Paraná.

E

da Planície Amazônica.

Gabarito:

do Escudo Brasileiro.



Resolução:

Esta questão exige que o estudante saiba que os Escudos Cristalinos, também conhecidos como maciços, são as formações mais antigas, originárias de crátons do período em que a Terra acabara de solidificar. Além disso, também conhecer que o território brasileiro possui muitos desses escudos antigos, justamente do período Pré-Cambriano, o que explica a presença de grandes jazidas de minerais metálicos, assim como a ausência de elevadas altitudes nesse território, bem como sua localização no centro da placa tectônica.

Todas as demais alternativas estão incorretas, pois são formações geológicas e geomorfológicas mais recentes, localizadas sobre bacias sedimentares, que se formam acima de crátons rebaixados, conhecidos como plataformas, mas justamente por serem acúmulos de sedimentos, demoraram muito mais tempo para se constituírem.

Alternativa A



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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