Questão 50358

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

A

romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.

B

recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna

C

estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

D

assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.

E

pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

Gabarito:

assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.



Resolução:

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.

Incorreto. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não visava romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna

Incorreto. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não pretendia recuperar os ideais cristãos.

c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

Incorreto. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não pretendia estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, mas sim enfatizar alguns aspectos fundamentais da ideologia iluminista: o direito à liberdade e a igualdade perante a lei, por exemplo. 

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.

Correta. 

e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

Incorreto. Essa é a ideia contrária dessa declaração, visto que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão visava a igualdade, e não dar conforme a capacidade de produção do indivíduo. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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