(FUVEST - 2005 - 2 FASE) Num campo, vivem gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos. Estes são predados por gaviões. Essas quatro populações se mantiveram em números estáveis nas últimas gerações.
a) Qual é o nível trófico de cada uma dessas populações?
b) Explique de que modo a população de plantas poderá ser afetada se muitos gaviões imigrarem para esse campo.
c) Qual é a trajetória dos átomos de carbono que constituem as proteínas dos gaviões desde sua origem inorgânica?
d) Qual é o papel das bactérias na introdução do nitrogênio nessa cadeia alimentar?
Gabarito:
Resolução:
a) As plantas são os produtores; os gafanhotos são os consumidores primários; os passarinhos são os consumidores secundários e os gaviões são os consumidores terciários.
b) Se muitos gaviões imigrarem para esse campo, num primeiro momento esse grande número de gaviões reduzirá o número de passarinhos. Com menos predadores, a população de gafanhotos aumentará em número. Esta explosão populacional reduzirá a população de plantas. Com o tempo, um novo equilíbrio será estabelecido entre os níveis tróficos.
c) Estes átomos de carbono fazem parte, inicialmente, das moléculas de CO2 presentes no ar. Com a fotossíntese realizada pelas plantas (produtores), estas moléculas de CO2 são utilizadas para a síntese de glicose. A combinação de derivados orgânicos da glicose com os compostos nitrogenados permite a síntese de aminoácidos, usados para a produção de proteínas. As proteínas serão ingeridas por gafanhotos e digeridas em aminoácidos. Deste modo, os átomos de carbono poderão chegar até as proteínas dos gaviões.
d) As bactérias são as responsáveis pela fixação do nitrogênio no solo (realizam a conversão do N2 atmosférico em moléculas (NH3)), que sob o formato de nitrato, é absorvido pelas plantas.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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