(FUVEST - 2006 - 1 FASE )
O tanque externo do ônibus espacial Discovery carrega, separados, 1,20x106 L de hidrogênio líquido a –253 ºC e 0,55x106 L de oxigênio líquido a –183 ºC. Nessas temperaturas, a densidade do hidrogênio é 34 mol/L (equivalente a 0,068 g/mL) e a do oxigênio é 37 mol/L (equivalente a 1,18 g/mL).
Massa molares (g/mol)
H --- 1g
O ---- 16g
Considerando o uso que será feito desses dois líquidos, suas quantidades (em mols), no tanque, são tais que há
100% de excesso de hidrogênio.
50% de excesso de hidrogênio.
proporção estequiométrica entre os dois.
25% de excesso de oxigênio.
75% de excesso de oxigênio
Gabarito:
proporção estequiométrica entre os dois.
Essa é a equação da combustão do gás hidrogênio:
2 H2 + O2 → 2 H2O
• Cálculo da quantidade de matéria de gás hidrogênio:
34mol H2 ______ 1,0L
nH2 ___________ 1,20x106L
• Cálculo da quantidade de matéria de gás oxigênio:
37mol H2 ______ 1,0L
nO2 ___________ 0,55x106L
A proporção estequiométrica entre H2 e O2 é de 2:1. Ou seja, 2mol de H2 reagem completamente com 1mol de O2. Pode-se calcular ou a quantidade de H2 necessária para reagir completamente com 20,35x106 mol de O2 ou a quantidade de O2 necessária para reagir completamente com 40,8x106 mol de H2.
• Cálculo da quantidade de H2 necessária para reagir com 20,35x106 mol de O2:
2mol H2 _________ 1mol O2
n'H2 ____________ 20,35x106 mol de O2
Portanto, a quantidade de H2 necessária para reagir completamente com 20,35x106 mol de O2 é 40,7x106 mol. Como a quantidade de H2 no tanque do ônibus espacial é 40,8x106 mol, os gases estão aproximadamente em proporções estequiométricas. O excesso de gás hidrogênio é 0,1x106 mol, correspondente a 0,0025% da quantidade total desse gás.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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