Questão 8188

(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) Um cone circular reto está inscrito em um paralelepípedo reto retângulo, de base quadrada, como mostra a figura. A razão b/a entre as dimensões do paralelepípedo é  e o volume do cone é π.

Então, o comprimento g da geratriz do cone é

A
B
C
D
E

Gabarito:

Resolução:

frac{b}{a}=frac{3}{2}

V_{Cone}=frac{1}{3}cdot S_{Base}cdot H

S(Base_{Circulo})=pi cdot (frac{a}{2})^2

H=b

Portanto:

V_{Cone}=frac{1}{3}cdot S_{Base}cdot H

V_{Cone}=frac{1}{3}cdot pi cdot frac{a^2}{4}cdot b

V_{Cone}=frac{pi cdot a^2cdot b}{12}

Só que foi dito que o volume do cone é pi

Daí vem:

pi =frac{pi cdot a^2cdot b}{12}

frac{b}{a}=frac{3}{2}

Podemos escrever da seguinta maneira:

frac{2}{3}=frac{a}{b}

E mutiplicar pela equação que queremos calcular.

frac{2}{3}pi =frac{pi cdot a^2cdot b}{12}cdot frac{a}{b}

a^3=8

a=2

Como foi dito que:

frac{2}{3}=frac{a}{b}

vem:

b=3

Temos também que:

g^2=(frac{a}{2})^2+b^2

g=sqrt{(frac{a}{2})^2+b^2}

g=sqrt{1^2+3^2}

g=sqrt{10}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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