(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) Um recenseamento revelou as seguintes características sobre a idade e a escolaridade da população de uma cidade.
Escolaridade | Jovens | Mulheres | Homens |
Fundamental incompleto | 30% | 15% | 18% |
Fundamental completo | 20% | 30% | 28% |
Médio incompleto | 26% | 20% | 16% |
Médio completo | 18% | 28% | 28% |
Superior incompleto | 4% | 4% | 5% |
Superior completo | 2% | 3% | 5% |
Se for sorteada, ao acaso, uma pessoa da cidade, a probabilidade de esta pessoa ter curso superior (completo ou incompleto) é
6,12%
7,27%
8,45%
9,57%
10,23%
Gabarito:
7,27%
Seja N o número total de pessoas, temos que:
> 0,25N são homens
> 0,27N são mulheres
> 0,48N são jovens
Da tabela, vemos que 4% + 2% = 6% dos jovens tem curso superior completo ou incompleto. Analogamente, vemos que 7% das mulheres tem curso superior completo ou incompleto e 10% dos homens tem curso superior completo ou incompleto.
Assim, temos que o número C de pessoas que tem curso superior completo ou incompleto é:
C = 0,06*0,48N + 0,07*0,27N + 0,10*0,25N
Desse modo, a probabilidade de ocorrer o evento C é igual a:
P(C) = C/N = (0,06*0,48N + 0,07*0,27N + 0,10*0,25N)/N = 0,06*0,48 + 0,07*0,27 + 0,10*0,25 = 0,0727 = 7,27%
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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