(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) O gráfico aponta o total de investimentos realizados na União Europeia entre 1989 e 1999.
Pode-se afirmar que o aporte de capital feito
I - à Bélgica-Luxemburgo está relacionado à presença da sede da União Europeia em Bruxelas.
II - à Península Ibérica foi menor que 250 bilhões de dólares em função de sua distância dos centros financeiros europeus.
III - ao Reino Unido foi reforçado pelo apoio à política externa dos Estados Unidos.
IV - à Escandinávia foi menor que 150 bilhões de dólares, apesar da presença de empresas de alta tecnologia.
Está correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e III.
I, III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
Gabarito:
I e III.
Afirmativa I. Justifica-se por ser sede política do bloco.
Afirmativa II: O que justifica os baixos investimentos da península ibérica é o seu baixo desenvolvimento econômico em relação aos demais países do bloco.
Afirmativa III. Pode-se justificar os maiores investimentos dos EUA no Reino Unido devido ao apoio prestado nas guerras do Golfo (1990-1991), guerra da Bósnia (1992-95) e guerra do Kosovo (1999) e à política externa dos EUA em geral.
Afirmativa IV. Os investimentos na Escandinávia foram superiores a 150 bilhões.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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