Questão 2811

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )

o Kramer apaixonou-se por uma corista que se chamava Olga. por algum motivo nunca conseguiam encontrar-se. ele gritava passando pela casa de Olga, manhãzinha (ela dormia): Olga, Olga, hoje estou de folga! mas nunca se viam e penso que ele sabia que se efetivamente se deitasse com ela o sonho terminaria. sábio Kramer. nunca mais o vi. há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. e por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira.
(Hilda Hilst, Estar sendo. Ter sido.)

OBSERVAÇÕES:
O emprego sistemático de minúscula na abertura de período é opção estilística da autora.
Corista = atriz/bailarina que figura em espetáculo de teatro musicado.

Considere as seguintes afirmações:

I - Kramer apaixonou-se por uma corista.
II - Kramer e a corista jamais se encontraram.
III - Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim.

As afirmações apresentadas estão articuladas de modo coerente e correto no seguinte período:

A

Talvez Kramer tenha julgado ter sido melhor que ele e a corista por quem se apaixonou jamais se houvessem encontrado.

B

Muito embora Kramer se apaixonou por uma corista, jamais se encontraram, mesmo porque ele julgaria ter sido melhor assim.

C

Jamais se encontraram Kramer e a corista por quem se apaixonou, pois talvez Kramer julgava que é melhor ser assim.

D

Quando se apaixonou por uma corista, ainda que ambos jamais se encontraram, Kramer talvez tenha achado que assim seria melhor.

E

Desde que Kramer se apaixonou e julgou melhor assim, ele e a corista jamais teriam se encontrado.

Gabarito:

Talvez Kramer tenha julgado ter sido melhor que ele e a corista por quem se apaixonou jamais se houvessem encontrado.



Resolução:

Considere as seguintes afirmações:

I - Kramer apaixonou-se por uma corista.
II - Kramer e a corista jamais se encontraram.
III - Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim.

As afirmações apresentadas estão articuladas de modo coerente e correto no seguinte período:

Alternativas
Talvez Kramer tenha julgado ter sido melhor que ele e a corista por quem se apaixonou jamais se houvessem encontrado.Comentário: alternativa correta. Todas as partes correspondentes ao período estão estruturalmente organizadas de forma adequada nos sentidos atribuídos para as assertivas I, II e III.

Muito embora Kramer se apaixonou por uma corista, jamais se encontraram, mesmo porque ele julgaria ter sido melhor assim.Comentário: alternativa incorreta. O uso da locução "muito embora" que remete a ideia de concessão, ou seja, uma quebra de expectativa do que foi dito anteriormente. Porém, não confere ao sentido original da afirmativa I " Kramer apaixonou-se por uma corista." Além disso, o trecho " mesmo porque ele julgaria ter sido melhor assim." apresenta o verbo "julgaria" como o futuro do pretérito do modo indicativo( ideia de certeza), porém, quando é dito "Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim." é dado uma ideia de possibilidade( incerteza) diante do advérbio "talvez".


Jamais se encontraram Kramer e a corista por quem se apaixonou, pois talvez Kramer julgava que é melhor ser assim. Comentário: alternativa incorreta. O trecho "Kramer julgava que é melhor ser assim" não confere com o sentido original do fragmento "Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim.". Em  "Kramer julgava que é melhor ser assim" remete a ideia verbal "julgava" pretérito imperfeito do indicativo( ideia de certeza da ação verbal). Já em " Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim" o verbo "julgasse" está no pretérito imperfeito do modo subjuntivo( ideia de incerteza da ação verbal).


Quando se apaixonou por uma corista, ainda que ambos jamais se encontraram, Kramer talvez tenha achado que assim seria melhor. Comentário: alternativa incorreta. O trecho "Kramer e a corista jamais se encontraram." está relacionado é uma ação que remete ao passado com a ação já concluída. Já em "ainda que ambos jamais se encontraram" remete a ideia de até aquele momento específico, podendo haver uma mudança dessa ação.


Desde que Kramer se apaixonou e julgou melhor assim, ele e a corista jamais teriam se encontrado. Comentário: alternativa incorreta. O trecho " julgou melhor assim" apresenta o sentido diferenciado com o expresso na assertiva III "Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim.". Em " julgou melhor assim" é dada a certeza do julgamento atribuído pelo Kramer e de um fato já consumado. Diferentemente, em "Talvez Kramer julgasse ter sido melhor assim." é apresentado uma ideia de possibilidade(incerteza) para o julgamento.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão