Questão 44839

(FUVEST - 2007 - 1a fase)

A dissolução de um sal em água pode ocorrer com liberação de calor, absorção de calor ou sem efeito térmico. Conhecidos os calores envolvidos nas transformações, mostradas no diagrama que segue, é possível calcular o calor da dissolução de cloreto de sódio sólido em água, produzindo Na+ (aq)  e Cl-(aq) .

Com os dados fornecidos, pode-se afirmar que a dissolução de 1 mol desse sal

A

é acentuadamente exotérmica, envolvendo cerca de 103 kJ.

B

é acentuadamente endotérmica, envolvendo cerca de 103 kJ

C

ocorre sem troca de calor.ocorre sem troca de calor.

D

é pouco exotérmica, envolvendo menos de 10 kJ.

E

é pouco endotérmica, envolvendo menos de 10 kJ

Gabarito:

é pouco endotérmica, envolvendo menos de 10 kJ



Resolução:

Pelo diagrama temos que as reações:

egin{matrix} NaCl_{(s)}
ightarrow Na^{+}_{(g)}+Cl^{-}_{(g)}&Delta H_1=+766kJ end{matrix}

egin{matrix} Na^{+}_{(g)}+Cl^{-}_{(g)}
ightarrow Na^{+}_{(aq)}+Cl^{-}_{(aq)}&Delta H_1=-760kJ end{matrix}

Positivo para seta subindo e negativo para a seta descendo. Somando as duas reações, e cortando Na(g) e Cl(g) obtemos o a variação da reação de dissolução:

egin{matrix} NaCl_{(s)}
ightarrow Na^{+}_{(aq)}+Cl^{-}_{(aq)}&Delta H_1=+6kJ end{matrix}

Endotérmica por ter sinal posivito, porém menor que 10.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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