Questão 4009

(FUVEST - 2007 - 1a fase) Dois recipientes iguais A e B, contendo dois líquidos diferentes, inicialmente a 20 oC, são colocados sobre uma placa térmica, da qual recebem aproximadamente a mesma quantidade de calor. Com isso, o líquido em A atinge 40 oC, enquanto o líquido em B, 80 oC. Se os recipientes forem retirados da placa e seus líquidos misturados, a temperatura final da mistura ficará em torno de

A

45 oC.

B

50 oC.

C

55 oC.

D

60 oC.

E

65 oC.

Gabarito:

50 oC.



Resolução:

Como não sabemos a massa dos líquidos A e B, nem seus calores específicos, iremos utilizar a capacidade calorífica de cada líquido

 

Se C_{A} e C_{B} são as capacidades caloríficas de A e B, então os calores que eles recebem são:

 

Q_{A}=C_{A}	imes Delta	heta_{A}

Q_{B}=C_{B}	imes Delta	heta_{B}

 

Logo, pelo enunciado:

Q_{A}=C_{A}	imes (40-20)=20	imes C_{A}

Q_{B}=C_{B}	imes (80-20)=60	imes C_{B}

 

Como A e B recebem aproximadamente a mesma quantidade de calor:

Q_{A}approx Q_{B} Rightarrow 20	imes C_{A} = 60	imes C_{B} Rightarrow C_{A} = 3	imes C_{B}

 

Desta forma, se misturarmos os 2 líquidos num único recipiente com estas temperaturas:

 

sum Q = 0

Q_{A} + Q_{B} = 0 Rightarrow C_{A}	imes (T-40) + C_{B} 	imes (T-80) = 0

3	imes C_{B}	imes (T-40) + C_{B} 	imes (T-80) = 0 Rightarrow 4T -200 = 0 Rightarrow T = 50

 

Dúvidas ou sugestões? Comentem !!!



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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