(FUVEST - 2007 - 1a fase) Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre eles, a
proposta de igualdade social e étnica.
proposição de aliança com a França revolucionária.
defesa da liberdade de comércio.
adoção do voto universal masculino.
decisão de separar o Estado da Igreja.
Gabarito:
defesa da liberdade de comércio.
a) proposta de igualdade social e étnica.
Incorreta. Tal movimento foi liderado pelas elites coloniais, os grupos conhecidos como criollos, que visavam o crescimento comercial da possibilidade gerada a partir da Revolução Industrial e das invasões napoleônicas na Península Ibérica.
b) proposição de aliança com a França revolucionária.
Incorreta. As invasões napoleônicas e a imposição de José Bonaparte ao trono da Espanha possibilitou tal movimento e trouxe certa expansão de mercado comercial, porém jamais foi proposta uma aliança nesse sentido.
c) defesa da liberdade de comércio.
Correta.
d) adoção do voto universal masculino.
Incorreta. Tal aspecto jamais foi hegemônico nas aspirações dos movimentos políticos que levaram à independência das colônias.
e) decisão de separar o Estado da Igreja.
Incorreta. As elites que protagonizaram tais movimentos utilizavam-se da religião com a finalidade, por exemplo, da dominação dos nativos. Portanto, a separação entre Igreja e Estado não constava em seus planos.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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