Questão 13416

(FUVEST - 2007 - 1a fase) No final do século XIX, a Europa Ocidental torna-se "teatro de atentados contra as pessoas e contra os bens. Sem poupar os países do Norte... esta agitação afeta mais a França, a Bélgica e os Estados do Sul... Na Itália e na Espanha, provoca ou sustenta revoltas camponesas. Numerosos e espetaculares atentados são cometidos contra soberanos e chefes de governo".

R. Schnerb, "O Século XIX", 1969.


O texto trata das ações empreendidas, em geral, por

A
anarquistas.
B
fascistas.
C
comunistas.
D
militaristas.
E
fundamentalistas.

Gabarito: anarquistas.

Resolução:

a) anarquistas.

Correta. Correta. No século XIX o ideal anarquista considerava que atacar dirigentes estadistas desestabilizariam o Estado e a repressão, e assim poderia facilitar o caminho da insurreição das massas. Tais ações seguiram-se em assassinatos como o de Alexandre II, Czar russo e do rei Dom Carlos I de Portugal, e alguns historiadores atribuem a tal movimento, a implementação da Comuna de Paris. 

b) fascistas.

Incorreto. O fascismo é um movimento do século XX.

c) comunistas.

Incorreto. A organização revolucionária comunista só foram para vias de fato no século XX, como a Revolução Russa, por exemplo. 

d) militaristas.

Incorreto. Não eram os militares quem estava tentando dar esse golpe. 

e) fundamentalistas.

Incorreto. O fundamentalismo representa, basicamente, um movimento ou mesmo uma ação de cunho conservador, que empreende a obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios básicos, voltados à religião principalmente, mas também a uma ideologia ou grupo social e político. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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