(FUVEST - 2008 - 1ª FASE) Por recomendação médica, uma pessoa deve fazer, durante um curto período, dieta alimentar que lhe garanta um mínimo diário de 7 miligramas de vitamina A e 60 microgramas de vitamina D, alimentando-se exclusivamente de um iogurte especial e de uma mistura de cereais, acomodada em pacotes. Cada litro do iogurte fornece 1 miligrama de vitamina A e 20 microgramas de vitamina D. Cada pacote de cereais fornece 3 miligramas de vitamina A e 15 microgramas de vitamina D. Consumindo x litros de iogurte e y pacotes de cereais diariamente, a pessoa terá certeza de estar cumprindo a dieta se
x + 3y ≥ 7 e 20x + 15y ≥ 60.
x + 3y ≤ 7 e 20x + 15y ≤ 60.
x + 20y ≥ 7 e 3x + 15y ≥ 60.
x + 20y ≤ 7 e 3x + 15y ≤ 60.
x + 15y ≥ 7 e 3x + 20y ≥ 60.
Gabarito:
x + 3y ≥ 7 e 20x + 15y ≥ 60.
1 litro de iogurte possui 1 mg de vitamina A, regra de três:
1 L ------------ 1 mg
x L ---------- z .:. z = x mg.
Ou seja, a cada x litros de iogurte consumidos, a ingestão de vitamina A é de x mg
1 pacote de cereal possui 3 mg de vitamina A, regra de três:
1 pacote --------- 3 mg
y pacotes --------- w .:. w = 3y mg
Ou seja, a cada y pacotes de cereal consumidos, a ingestão de vitamina A é de 3y mg
Mas, do enunciado, a quantidade mínima deve ser de 7 mg, então:
1 litro de iogurte possui 20 սg de vitamina D, regra de três:
1 L ------------ 20սg
x L ---------- q .:. q = 20x սg.
Ou seja, a cada x litros de iogurte consumidos, a ingestão de vitamina D é de 20x սg
1 pacote de cereal possui 1,5 սg de vitamina D, regra de três:
1 pacote --------- 15 սg
y pacotes --------- p .:. p = 15y սg
Ou seja, a cada y pacotes de cereal consumidos, a ingestão de vitamina D é de 15y սg
Mas, do enunciado, a quantidade mínima deve ser de 60 սg, então:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão