Questão 44959

(FUVEST - 2008 - 1ª FASE) O triângulo ACD é isósceles de base CD e o segmento OA é perpendicular ao plano que contém o triângulo OCD , conforme a figura:

Sabendo-se que OA=3, AC=5 e sin mathrm{Ohat{C}D}=frac{1}{3} , então a área do triângulo OCD vale

A

frac{16sqrt{2}}{9}.

B

frac{32sqrt{2}}{9}.

C

frac{48sqrt{2}}{9}.

D

frac{64sqrt{2}}{9}.

E

frac{80sqrt{2}}{9}.

Gabarito:

frac{32sqrt{2}}{9}.



Resolução:

No triângulo retângulo BOC, onde B é o ponto médio de overline{CD}, temos que:

 

1) sen(Ohat{C}B)=frac{OB}{OC}Leftrightarrow frac{1}{3}=frac{OB}{4}Leftrightarrow OB=frac{4}{3}

2)

(OB)^{2}+(BC)^{2}=(OC)^{2}Rightarrow (frac{4}{3})^{2}+(BC)^{2}=4^{2}Leftrightarrow (BC)^{2}=frac{128}{9}Leftrightarrow BC=frac{8sqrt{2}}{3}

A área do triângulo OCD será então: 

S=frac{CD.OB}{2}=BC.OB

Logo: 

S=frac{8sqrt{2}}{3}.frac{4}{3}Leftrightarrow S=frac{32sqrt{2}}{9}

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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