(FUVEST - 2009 - 1 FASE) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”
Abraham Lincoln, em 1858.
Esse texto expressa a
posição política autoritária do presidente Lincoln.
perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.
Gabarito:
preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.
a) posição política autoritária do presidente Lincoln.
incorreta. O texto de referência do enunciado explicita que a preocupação principal de Abraham Lincoln era a guerra civil: “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá."
b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
Incorreta. Os representantes do sul foram os primeiros a rebelar-se. Já na eleição de Lincoln, sete estados escravistas do sul declararam sua secessão da União e formaram os Estados Confederados.
c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
Incorreta. Lincoln era partidário do fim da escravidão em terras estadunidenses, entretanto, a perspectiva apresentada pelo texto de referência da questão apresenta um viés "neutro" quanto ao que é melhor para os rumos do país, em prol de que a União "deixe de ser dividida".
d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
Incorreta. Os nortistas eram favoráveis à expansão.
e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.
Correta. Lincoln demonstra sua preocupação com a divisão do país, o modo como isso não poderia durar para sempre e como estaria iminente a transformação do país "só numa coisa ou só na outra.”
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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