Questão 45347

(FUVEST - 2009 - 1 FASE) "A Idade Média européia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana.”

José Ortega y Gasset (1883-1955).

O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval

A

formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida.

B

originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica.

C

desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.

D

cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural.

E

criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islão.

Gabarito:

desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.



Resolução:

a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida.

Incorreta. A cultura Cristã insere-se como dominante em Roma primeiro. No ano 380 com o imperador Teodósio já assumiria o cristianismo como religião oficial do império. Os muçulmanos apontam o início da peregrinação de Maomé no ano de 610.

b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica.

Incorreta. A cultura germânica até veio a fazer parte do arcabouço cultural do império, entretanto, nunca foi predominante. Além disso, tal mistura de culturas não se origina da civilização islâmica, que emerge bem posteriormente.

c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.

Correta. A Europa Ocidental no período medieval se configura em uma mistura de diversas culturas acumuladas dentro dos mais diversos territórios uma vez ocupados pelo Império Romano, pelo avanço do Islã ou pelas invasões dos povos germânicos, godos, francos, entre outros.

d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural.

Incorreta. É uma civilização marcada por guerras e por estridente intolerância religiosa.

e) criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islão.

Incorreta. A civilização ocidental medieval foi bastante dinâmica, acumulando diversas culturas características em seu escopo.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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