Questão 45036

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questão 5) 

A soma dos cinco primeiros termos de uma PG , de razão negativa, é frac{1}{2}. Além disso, a diferença entre o sétimo termo e o segundo termo da PG é igual a 3.

Nessas condições, determine:

a) A razão da PG.

b) A soma dos três primeiros termos da PG

Gabarito:

Resolução:

1) a_{7}-a_{2}=3Rightarrow a_{1}.q^{6}-a_{1}.q=3Rightarrow a_{1}q(q^{5}-1)=3Rightarrow a_{1}(q^{5}-1)=frac{3}{q}

2) S_{5}=frac{a_{1}(q^{5}-1)}{q-1}=frac{1}{2}

3) De 1 em 2, tem-se:

frac{3}{q(q-1)}=frac{1}{2}Rightarrow q^{2}-q-6=0Rightarrow

q=3 ou q=-2

4) Se q< 0 então q=-2

5) Em 1, tem-se: a_{1}.q((-2)^{5}-1)=frac{3}{-2}Rightarrow a_{1}=frac{1}{22}

6) a_{2}=a_{1}.qRightarrow a_{2}=frac{1}{22}.(-2)=frac{-2}{22}

a_{3}=a_{1}.q^{2}Rightarrow a_{3}=frac{1}{22}.(-2)^{2}=frac{4}{22}

7)a_{1}+a_{2}+a_{3}=frac{1}{22}-frac{2}{22}+frac{4}{22}=frac{3}{22}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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