Questão 45040

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questão 9)

Seja x no intervalo left ] 0, frac{pi}{2} 
ight [ satisfazendo a equação 	an x + frac{2}{sqrt{5}}sec x = frac{3}{2} .

Assim, calcule o valor de

a) sec x

b) sec (x+frac{pi}{4})

Gabarito:

Resolução:

a) Se x x: epsilon : ]0 ;frac{pi }{2}], tgx+frac{2}{sqrt{5}}secx=frac{3}{2} e sec^{2}x=1+(frac{3}{2}-frac{2}{sqrt{5}}secx)^{2}Leftrightarrowsec^{2}x=1+frac{9}{4}-frac{6}{sqrt{5}}secx+frac{4}{5}sec^{2}x

frac{1}{5}sec^{2}x+frac{6}{sqrt{5}}secx-frac{13}{4}Leftrightarrow secx=frac{-frac{6}{sqrt{5}+sqrt{frac{36}{5}+frac{13}{5}}}}{frac{2}{5}}=frac{sqrt{5}}{2}

b)Considerando secx=frac{sqrt{5}}{2}, teremos cosx=frac{2}{sqrt{5}} e senx=frac{1}{sqrt{5}}

Dessa forma: 

sen(x+frac{pi }{4})=senx.cosfrac{pi }{4}+cosxsenfrac{pi }{4}=frac{1}{sqrt{5}}frac{sqrt{2}}{2}+frac{2}{sqrt{5}}frac{sqrt{2}}{2}=frac{3sqrt{10}}{10}

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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