Questão 17188

(FUVEST - 2009 - 1 FASE) O heredograma a seguir mostra homens afetados por uma doença
causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.


Considere as afirmações:


I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.


Está correto apenas o que se afirma em
 

A

I
 

B

II
 

C

III
 

D

I e II
 

E

II e III

Gabarito:

I
 



Resolução:

I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
VERDADEIRO. Sendo uma doença ligada ao cromossomo X, então todas as mães de filhos (do sexo masculino) afetados apresentarão o gene para a doença, afinal o X que carrega o gene para a doença só poderia vir da mãe, já que os indivíduos 3 e 12 são XY. Agora o indivíduo 9 é XX, porém apresenta pai afetado, sendo assim pelo menos um dos seus X apresenta o gene para a doença.

II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
FALSO. Como dito acima, o indivíduo 9 com certeza apresenta o gene mutado (100% de probabilidade de ter herdado o gene mutado) agora sabemos que o individuo 5 é XAY e o 6 é XAXa. fazendo o cruzamento encontramos então 50% de probabilidade de ter herdado o gene mutado (XAXA, XAY, XAXa, XaY).

 
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
FALSO. Como dito acima o casal 5-6 tem 25% de probabilidade de ter uma criança afetada. Já o casal 3-4 ficaria assim:

Genótipos
3 XaY
4 XAX_ (não dá para ter certeza porque o casal teve filhos normais)

P1 (com 4 sendo XAXA): 2XAY : 2XAXa portanto 0%
P2 (com 4 sendo XAXa): 1 XAXa : 1 XAY : 1 XaXa : XaY portanto 50%

P do casal 3-4 ter um filho afetado é 50%.
 

Alternativa correta: A



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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