Questão 63501

(Mackenzie - 2009) Na historiografia brasileira, encontramos um debate que procura responder à seguinte questão: tendo em vista sua estrutura geral, poderíamos classificar o Brasil-colônia como um exemplo tardio de Feudalismo?

Analisando a estrutura colonial brasileira, podemos refutar a hipótese de Brasil feudal, considerando que

A

a produção colonial, embora agrícola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo à lógica do Capitalismo Comercial.

B

o controle político das Capitanias Hereditárias esteve, exclusivamente, nas mãos dos donatários, oriundos da alta nobreza portuguesa.

C

o progresso da colônia assentava-se sobre a servidão coletiva imposta a índios e africanos.

D

a economia colonial desenvolveu um comércio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da mineração.

E

a sociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertação de escravos.

Gabarito:

a produção colonial, embora agrícola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo à lógica do Capitalismo Comercial.



Resolução:

a) a produção colonial, embora agrícola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo à lógica do Capitalismo Comercial.

Correta.  A lógica da produção colonial era o atendimento ao mercado externo, sem autossuficiência - o caráter essencial da produção feudal, que também não dotava de comércio e circulação expressiva da produção. 

 

b) o controle político das Capitanias Hereditárias esteve, exclusivamente, nas mãos dos donatários, oriundos da alta nobreza portuguesa.

Incorreta.  As capitanias eram destinadas à fidalguia, isto é, aos indivíduos próximos ao rei. Rapidamente essas regiões foram reorganizadas, repartidas em sesmarias, e posteriormente, em zonas municipais ou provinciais. 

 

c) o progresso da colônia assentava-se sobre a servidão coletiva imposta a índios e africanos.

Incorreta.  A base econômica da colônia era a escravidão moderna. 

 

d) a economia colonial desenvolveu um comércio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da mineração.

Incorreta. Havia comércio interno, e este, se consolidou e se fortaleceu principalmente a partir do século XVIII, no "Ciclo do Ouro", com a pecuária, as drogas do sertão e outros artigos. 

 

e) a sociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertação de escravos.

Incorreta.  A sociedade colonial não tinha caráter estamental em termos jurídicos oficiais, apesar de o caráter de nascimento ser fundamental em relação ao status sociais atribuídos aos indivíduos. Havia possibilidade, mesmo que remota, de compra de alforria. 



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão