Uma das causas possíveis de abortamentos espontâneos são as aneuploidias. A respeito de aneuploidias, assinale a alternativa CORRETA.
São alterações nas quais a ploidia das células se apresenta alterada.
Sempre são causadas por erros na meiose, durante a gametogênese, não sendo possível sua ocorrência após a
fecundação.
Há casos em que um indivíduo aneuploide pode sobreviver.
Em todos os casos, o indivíduo apresenta cromossomos a mais.
A exposição a radiações não constitui fator de risco para a ocorrência desse tipo de situação.
Gabarito:
Há casos em que um indivíduo aneuploide pode sobreviver.
a) Incorreta. Nos fenômenos de aneuploidia ocorre alteração no número de cromossomos decorrente de perda ou aumento de um ou mais cromossomos, o que não alterará a ploidia celular. A ploidia é o conjunto dos pares de cromossomos homólogos, e os eventos que causam alterações na ploidia são as euploidias, que adicionam todo um conjunto de cromossomos nas células, transformando uma célula que era diploide em triploide, ou tetraploide, por exemplo.
b) Incorreta. As aneuploidias também podem ocorrer em divisões mitóticas, ou seja, é possível que ocorram após a fecundação.
c) Correta. Apesar de poder causar graves consequências para o desenvolvimento, aneuploidia nem sempre leva à morte. Doenças como Síndrome de Down e outras são casos de aneuploidias.
d) Incorreta. Aneuploidias também podem ser caracterizados pela ausência de cromossomos que deveriam fazer parte do conjunto cromossomo.
e) Incorreta. A exposição a radiações constitui fator de risco para a ocorrência desse tipo de situação, pois afeta o funcionamento dos mecanismos de divisão celular.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão