(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,
o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a indústria em detrimento da agricultura de exportação.
a promulgação de medidas políticas, levando à separação entre a Igreja Católica e a Coroa.
a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.
a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas.
Gabarito:
o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
a) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
Correta. Por meio das políticas de seu minístro, o Conde de Aranda, a Espanha encaixou-se no despotismo esclarecido: criou companhias de comércio, excluiu a mita e fez diversas outras modificações com a finalidade de aumentar o controle das colônias.
b) o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a indústria em detrimento da agricultura de exportação.
Incorreta. A indústria era pouquíssimo desenvolvida pela Espanha no contexto.
c) a promulgação de medidas políticas, levando à separação entre a Igreja Católica e a Coroa.
Incorreta. A Igreja foi ferramenta ímpar para a coroa no período, auxiliando na dominação da colônia.
d) a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.
Incorreta. Houve uma dominação forte das comunidades nativas, com trabalhos compulsórios e genocídio.
e) a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas.
Incorreta. Tais aspectos já eram presentes antes das Reformas Bourbônicas.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão