(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) O “besouro bombardeiro” espanta seus predadores, expelindo uma solução quente. Quando ameaçado, em seu organismo ocorre a mistura de soluções aquosas de hidroquinona, peróxido de hidrogênio e enzimas, que promovem uma reação exotérmica, representada por:
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) C6H4O2(aq) + 2H2O()
O calor envolvido nessa transformação pode ser calculado, considerando-se os processos:
C6H4(OH)2(aq) C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH0 = +177 kJmol-1
H2O() + 1/2 O2(g) H2O2(aq) ΔH0 = +95 kJmol-1
H2O() 1/2 O2(g) + H2(g) ΔH0 = +286 kJmol-1
Assim sendo, o calor envolvido na reação que ocorre no organismo do besouro é
Gabarito:
-204 kJmol-1
Resolução:
Para calcular a entalpia da reação desejada (C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) → C6H4O2(aq) + 2 H2O(l)) é preciso manipular as reações fornecidas.
► Na primeira equação, já tem 1 mol de C6H4(OH)2 nos reagentes, então não é preciso manipular.
C6H4(OH)2(aq) → C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH = + 177 kJ·mol-1 (equação 1)
► Para obter 1 mol de H2O2 nos reagentes, é preciso inverter a segunda equação fornecida. Ao inverter a reação, o valor do ΔH2 também será invertido, passando a ser - 95 kJ·mol-1.
H2O(l) + ½ O2(g) → H2O2(aq) ΔH = + 95 kJ·mol-1 ⇒ inverter (-1)
H2O2(aq) → H2O(l) + ½ O2(g) ΔH = - 95 kJ·mol-1 (equação 2)
► Para obter 2 mol de H2O nos produtos, é preciso inverter a terceira equação fornecida. Ao inverter a reação, o valor do ΔH3 também será invertido, passando a ser - 286 kJ·mol-1.
H2O(l) → ½ O2(g) + H2(g) ΔH = + 286 kJ·mol-1 ⇒ inverter (-1)
½ O2(g) + H2(g) → H2O(l) ΔH = - 286 kJ·mol-1 (equação 3)
► Somando a equação 1, 2 e 3, e os seus respectivos valores de ΔH.
C6H4(OH)2(aq) → C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH1 = + 177 kJ·mol-1
H2O2(aq) → H2O(l) + ½ O2(g) ΔH2 = - 95 kJ·mol-1
½ O2(g) + H2(g) → H2O(l) ΔH3 = - 286 kJ·mol-1
____________________________________________________________
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) → C6H4O2(aq) + 2 H2O(l) ΔH = - 204 kJ·mol-1
Então, o calor envolvido na reação é -204 kJ·mol.
Gabarito: alternativa B
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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