(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que
criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro
defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.
causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.
formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.
Gabarito:
foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.
a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
Incorreta. A influência para o desenvolvimento do barroco era oriundo do contexto de contrarreforma religiosa, e motivado muito mais pelas "irmandades leigas", as associações de pessoas, geralmente artistas, profissionais liberais e até mesmo escravos, que tinham, ao mesmo tempo, a prática da devoção religiosa e da assistência mútua.
b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
Incorreta. Tal ponderação é contraditória, uma vez que os jesuítas eram contra a escravidão nativa, mas possibilitavam a catequização, a dominação religiosa que submetia-os aos julgos dos colonizadores.
c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.
Correta. Apesar de a atividade mais famosa dos jesuítas ser a catequização indígena, a mais importante atividade exercida na colônia era o controle do ensino na colônia que possibilitou que criassem ainda uma unidade cultural
d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.
Incorreta. Exerciam aculturação sobre os nativos impondo-lhes a catequização e a dominação religiosa e dos costumes.
e) formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.
Incorreta. O domínio português sob a região deu-se com base em diversos conflitos, especialmente contra os espanhóis.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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