Questão 44750

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questão 1)

O sólido MgCl_2cdot 6NH_3 pode decompor-se, reversivelmente, em cloreto de magnésio e amônia. A equação química que representa esse processo é:

Ao ser submetido a um aquecimento lento, e sob uma corrente de nitrogênio gasoso, o sólido MgCl_2cdot 6NH_3 perde massa, gradativamente, como representado no gráfico:

As linhas verticais, mostradas no gráfico, delimitam as três etapas em que o processo de decomposição pode ser dividido.

a) Calcule a perda de massa, por mol de MgCl_2cdot 6NH_3, em cada uma das três etapas.

b) Com base nos resultados do item anterior, escreva uma equação química para cada etapa de aquecimento. Cada uma dessas equações deverá representar a transformação que ocorre na etapa escolhida.

c) No processo descrito, além do aquecimento, que outro fator facilita a decomposição do MgCl_2cdot 6NH_3? Explique.

Dados: massa molar (g/mol):

MgCl_2cdot 6NH_3....... 197

NH_3............................ 17,0

Gabarito:

Resolução:

a) O gráfico da questão apresenta os dados da massa em porcentagem, podemos considerar que 1 mol corresponde à massa inicia e que a perda de massa em cada etapa foi  subtraída daquela da etapa anterior.

17,2% de 197g é 33,9g

b) A massa perdida em cada etapa se deve a perda de amônia com o aquecimento até que fique apenasapenas o MgCl2. Com massa molar de, 17,0 g/mol temos aproximadamente de 2 mol eliminados. Desta forma, em cada etapa há a perda de duas moléculas de amônia:

Etapa 1 MgCl_2cdot6NH_3
ightleftharpoons MgCl_2cdot4NH_3+2NH_3
Etapa 2 MgCl_2cdot4NH_3
ightleftharpoons MgCl_2cdot2NH_3+2NH_3
Etapa 3 MgCl_2cdot2NH_3
ightleftharpoons MgCl_2+2NH_3

c) A corrente de nitrogênio gasoso facilita a decomposição do MgCl2·6NH3, porque a corrente deste gás inerte retira a amônia gasosa por arraste. A diminuição da concentração do produto, no caso a amônia, leva a um deslocamento do equilíbrio no sentido de maior formação deste, e consequentemente maior decomposição.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão