Questão 24947

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questão 4)

Em uma aula de física, os estudantes receberam duas caixas lacradas, C e C’, cada uma delas contendo um circuito genérico, formado por dois resistores (R1 e R2), ligado a uma bateria de 3 V de tensão, conforme o esquema da figura abaixo. Das instruções recebidas, esses estudantes souberam que os dois resistores eram percorridos por correntes elétricas não nulas e que o valor de R1 era o mesmo nas duas caixas, bem como o de R2. O objetivo do experimento era descobrir como as resistências estavam associadas e determinar seus valores. Os alunos mediram as correntes elétricas que percorriam os circuitos das duas caixas, C e C’, e obtiveram os valores I = 0,06 A e I’ = 0,25 A, respectivamente.

a) Complete as figuras abaixo, desenhando, para cada caixa, um esquema com a associação dos resistores R1 e R2.

 

b) Determine os valores de R1 e R2.

Gabarito:

Resolução:

a) Podemos afirmar pela 1ª Lei de Ohm ( U=Rcdot i ), que para um mesmo potencial elétrico, quanto maior a corrente, menor a resistência equivalente do circuito e vice-versa. Sendo assim, podemos afirmar que o circuito com menor corrente terá um sistema de resistores em série, enquanto o com maior corrente, terá um sistema de resistores em paralelo, ficando assim:

b) Para calcularmos os valores de R1 e R2 podemos usar a 1ª Lei de Ohm:

U=Rcdot i
3=(R_1+R_2)cdot 0,06
ightarrow 50=R1+R2

3=frac{R_1cdot R_2}{R_1+R_2}cdot 0,25
ightarrow 12=frac{R_1cdot R_2}{50}
ightarrow 600=R_1cdot R_2

Podemos resolver como um sistema de equações agora:

left{egin{matrix} R_1+R_2=50\ R_1cdot R_2=600 end{matrix}
ight.

\R_1=50-R_2\ (50-R_2)R_2=600
ightarrow -R_2^2+50R_2-600=0

Podemos resolver essa equação de segundo grau agora:

Delta=2500-4(-1cdot-600)=2500-2400=100

frac{-50pm10}{-2}
ightarrow x_1=20, x_2=30

Com esses dois possíveis valores, temos dois possíveis valores para R2 também:

Se R_1=20Omega:

R_1+R_2=50Omega
ightarrow R_2=50Omega-20Omega=30Omega

Agora se for igual a 30:

R_1+R_2=50Omega
ightarrow R_2=50Omega-30Omega=20Omega

Sendo assim temos que a resposta será:

 Se R_1=20Omega, ent	ilde{a}o R_2=30Omega
Se R_1=30Omega, ent	ilde{a}o R_2=20Omega



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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