Questão 44868

(FUVEST - 2010 - 1 FASE )

[José Dias] Teve um pequeno legado no testamento, uma apólice e quatro palavras de louvor. Copiou as palavras, encaixilhou-as e pendurou-as no quarto, por cima da cama. “Esta é a melhor apólice”, dizia ele muita vez. Com o tempo, adquiriu certa autoridade na família, certa audiência, ao menos; não abusava, e sabia opinar obedecendo. Ao cabo, era amigo, não direi ótimo, mas nem tudo é ótimo neste mundo. E não lhe suponhas alma subalterna; as cortesias que fizesse vinham antes do cálculo que da índole. A roupa durava-lhe muito; ao contrário das pessoas que enxovalham depressa o vestido novo, ele trazia o velho escovado e liso, cerzido, abotoado, de uma elegância pobre e modesta. Era lido, posto que de atropelo, o bastante para divertir ao serão e à sobremesa, ou explicar algum fenômeno, falar dos efeitos do calor e do frio, dos polos e de Robespierre. Contava muita vez uma viagem que fizera à Europa, e confessava que a não sermos nós, já teria voltado para lá; tinha amigos em Lisboa, mas a nossa família, dizia ele, abaixo de Deus, era tudo.

Machado de Assis, Dom Casmurro.

 

Considerado o contexto, qual das expressões sublinhadas foi empregada em sentido metafórico?

A

“Teve um pequeno legado”.

B

“Esta é a melhor apólice”.

C

“certa audiência, ao menos”.

D

ao cabo, era amigo”.

E

o bastante para divertir”.

Gabarito:

“Esta é a melhor apólice”.



Resolução:

A metáfora é uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra é usada fora de seu sentido literal (também chamado de denotativo), por isso, podemos dizer que:

a. A alternativa está errada pois o termo "legado" segue o sentido dicionarizado, algo que é deixado de geração para geração (no caso desse trecho, José Dias recebe o legado no testamento);
b. A alternativa está correta considerando que "apólice" faz referência a um contrato comercial, um documento semelhante a um recibo. Ao utilizar essa palavra em "uma apólice e quatro palavras de louvor", o vocábulo está com seu sentido denotativo, mas quando José Dias afirma "Esta é a melhor apólice", se referindo às palavras de louvor, já não está falando da apólice que recebeu – isto é, "apólice" é utilizada em seu sentido conotativo, figurado ou metafórico.
c. A alternativa está errada, considerando que "audiência", nesse caso, é utilizada se aproximando de "autoridade", ou seja, a audiência são as pessoas que escutam e, de certa forma, obedecem José Dias – o que configura uma audiência em sentido literal, não metafórico.
d. A alternativa está errada, pois "ao cabo" segue seu sentido literal, podendo ser substituído, por exemplo, por "ao fim", dando a ideia de conclusão a partir de uma linha de pensamento.
e. A alternativa está errada, pois "o bastante" é apresentado, no trecho, com seu significado denotativo (dicionarizado, literal), significando "o suficiente".



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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