(MACKENZIE - 2010)
Paisagens da minha terra,
Onde o rouxinol não canta
- Mas que importa o rouxinol?
Frio, nevoeiros da serra
Quando a manhã se levanta
Toda banhada de sol!
[...]
Sou assim, por vício inato.
Ainda hoje gosto de Diva,
Nem não posso renegar
Peri, tão pouco índio, é fato,
Mas tão brasileiro... Viva,
Viva José de Alencar!
Manuel Bandeira, Sextilhas românticas
Os versos que fazem referência a Peri, protagonista da obra O guarani, de José de Alencar,
exaltam a percepção idealizada presente na literatura indianista brasileira.
valorizam, criticamente, a consagração do herói nacional, símbolo de uma tradição literária.
denunciam, sarcasticamente, o realismo na descrição de mitos nacionais.
enaltecem a verossimilhança que norteou a criação de personagens indígenas.
condenam os ideais nacionalistas que imprimiram autenticidade à literatura brasileira.
Gabarito:
valorizam, criticamente, a consagração do herói nacional, símbolo de uma tradição literária.
a) Alternativa incorreta. Há um posicionamento crítico em relação a isso.
b) Alternativa correta. Apesar de exaltar a personagem de José de Alencar, Bandeira joga luz sobre o fato de a construção de Peri estar longe do que de fato seria um índio.
c) Alternativa incorreta. Não há crítica ao realismo.
d) Alternativa incorreta. O poeta critica a falta de fidelidade na criação de personagens indígenas.
e) Alternativa incorreta. Bandeira não acredita que elas sejam de fato uma expressão autêntica da literatura brasileira.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
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(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
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(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
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(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
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