Questão 45838

(FUVEST - 2011) 

Quando a expansão comercial europeia ganhou os oceanos, a partir do século XV, rapidamente o mundo conheceu um fenômeno até então inédito: populações que jamais tinham tido qualquer contato umas com as outras passaram a se aproximar, em diferentes graus. Uma das dimensões dramáticas desses novos contatos foi o choque entre ambientes bacteriológicos estranhos, do qual resultou a “mundialização” de doenças e, consequentemente, altas taxas de mortalidade em sociedades cujos indivíduos não possuíam anticorpos para enfrentar tais doenças. Isso ocorreu, primeiro, entre as populações:

A

orientais do continente europeu.

B

nativas da Oceania.

C

africanas do Magreb.

D

indígenas da América Central.

E

asiáticas da Indonésia.

Gabarito:

indígenas da América Central.



Resolução:

a) orientais do continente europeu.

Incorreto. A questão fala ''a partir do século XV'', nesse sentido, podemos citar a chegada dos europeus à América data do final do século XV (1492). Dessa forma, mesmo sendo umas das civilizações mais antigas, não podemos afirmar que isso ocorreu primeiro entre essa civilização. 

b) nativas da Oceania.

Incorreto. Como a colonização se efetivou primeiramente na América, estes foram os primeiros povos a ter um contato efetivo com os europeus ao ponto de iniciar a "mundialização das doenças".

c) africanas do Magreb.

Incorreto. Os europeus estabeleciam breves contatos com as populações africanas nesse contexto, visando especialmente o comércio. Como a colonização se efetivou primeiramente na América, estes foram os primeiros povos a ter um contato efetivo com os europeus ao ponto de iniciar a "mundialização das doenças".

d) indígenas da América Central.

Correta. Pode-se observar que o fator bacteriológico foi um aspecto ponderante na dominação espanhola sob os nativos da América Central, que pouco conseguiram resistir.

e) asiáticas da Indonésia.

Incorreto. Como a colonização se efetivou primeiramente na América, estes foram os primeiros povos a ter um contato efetivo com os europeus ao ponto de iniciar a "mundialização das doenças".



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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