Questão 21810

(MACKENZIE 2011) Um estudo publicado recentemente revelou que as amostras de alimentos preparados em domicílios apresentavam teores de ferro abaixo do recomendado, mas quantidade excessiva de sódio. O estudo mostrou, também, quantidades insuficientes de lipídios nesses alimentos, alertando para a necessidade desse nutriente na maturação do sistema nervoso.

A respeito desses fatos, considere as afirmativas abaixo.:

I. As crianças que recebem esses alimentos podem apresentar quadros de atraso de desenvolvimento devido à falta de oxigenação dos tecidos.

II. O sódio é necessário para o funcionamento dos neurônios, mas, em excesso, pode prejudicar o funcionamento dos rins.

III. No processo de maturação do sistema nervoso, há produção de mielina, um lipídio responsável por acelerar a condução do impulso.

IV. A falta de lipídios pode também acarretar doenças provocadas pela falta de vitaminas, uma vez que algumas delas são lipossolúveis e somente são absorvidas se dissolvidas em lipídios.

Assinale:

A

se todas estiverem corretas.

B

se somente II e III estiverem corretas.

C

se somente I, II e IV estiverem corretas.

D

se somente II e IV estiverem corretas.

E

se somente I e III estiverem corretas.

Gabarito:

se todas estiverem corretas.



Resolução:

I. Correta. Na situação descrita, a falta de ferro na alimentação pode acarretar problemas na oxigenação dos tecidos por ser um mineral necessário na formação da hemoglobina, que é a principal molécula presente nos eritrócitos, responsável por transportar o oxigênio pelo sangue. 

II. Correta. O sódio e potássio são essenciais para a produção e transmissão do impulso nervoso através dos neurônios pelo bombeamento desses nutrientes pela bomba de sódio e potássio presente na membrana das células nervosas. Porém, em excesso, o sódio pode prejudicar o funcionamento dos rins pois promove a retenção de muitos líquidos, levando a inchaço do órgão e aumenta a pressão arterial. 

III. Correta. A mielina forma um envoltório lipídico nos axônios dos neurônios, chamado de bainha de mielina, cuja função é isolar o impulso nervoso dos neurônios e também proteger essa parte da célula nervosa.

IV. Correta. As vitaminas lipossolúveis só podem ser dissolvidas e aproveitadas pelo organismo na presença de lipídeos. São exemplos dessas vitaminas a A, K e D, além da vitaminas E. 



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão