Questão 17805

(FUVEST - 2012) O número real , com  satisfaz a equação 

Então,  vale

A
1/3
B
2/3
C
7/9
D
8/9
E
10/9

Gabarito: 10/9

Resolução:

Utilizando o fato de que log(a) + log(b) = log(acdot b), podemos resumir a expressão  em :

    log_3[(1-cosx)(1+cosx)] = log_3(1^2-cos^2x) = -2

Contudo, sabemos da relação fundamental da trigonometria que 1^2-cos^2x = sen^2x, portanto:

    log_3(1^2-cos^2x) = log_3(sen^2x) = -2

    sen^2x = 3^{-2} 
ightarrow sen = pm frac{1}{3}

Como a questão nos diz que , temos que senx > 0 
ightarrow senx = frac{1}{3}

Agora para obter aquilo que é pedido pela questão basta calcular o valor de cos2x que pode ser obtido em função do senx pela expressão abaixo.

    cos2x = 1-2sen^2x

    cos2x = 1-2left ( frac{1}{3}
ight )^2 = 1 - frac{2}{9}

    cos2x = frac{7}{9}

Com isso, temos que cos2x + senx = frac{7}{9} + frac{1}{3} = frac{10}{9}.

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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