(FUVEST - 2012) Observe o mapa, no qual estão assinaladas áreas de plantio de um importante produto agrícola.
Esse produto e características de suas áreas de ocorrência estão corretamente indicados em:
Produto: arroz
Declivamento do terreno: muito baixa (<3%)
Clima: temperado e subtropical
Produto: soja
Declivamento do terreno: variável
Clima: equatorial
Produto: cana-de-açúcar
Declivamento do terreno: variável
Clima: subtropical e tropical
Produto: milho
Declivamento do terreno: baixa (até 12%)
Clima: tropical úmido
Produto: trigo
Declivamento do terreno: baixa (até 12%)
Clima: temperado e subtropical
Gabarito:
Produto: trigo
Declivamento do terreno: baixa (até 12%)
Clima: temperado e subtropical
a) Incorreta. O cultivo de arroz demanda alta umidade, comum em clima tropical. Além disso, sua produção ocorre em grandes declives.
b) Incorreta. O cultivo de soja ocorre em áreas de baixa declividade, já que demandam mecanização. Além disso, os climas em que esse plantio ocorrem são o temperado e tropical.
c) Incorreta. As áreas demarcadas no gráfico não correspondem a regiões com clima tropical favorável para o cultivo de cana.
d) Incorreta.O plantio de milho não ocorre apenas em clima tropical úmido, sendo também frequente em climas tropical, subtropical e temperado.
e) Correta. O cultivo de trigo está associado à regiões de baixa declividade e clima temperado e subtropical.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão