Questão 17402

(FUVEST 2013)

Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua [geral).


Quando houve revolução, os soldados se espalharam [no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.

 

Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.

 

Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.

 

Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de

A

caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
 

B

grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra.
 

C

fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til.
 

D

classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
 

E

interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas.

Gabarito:

classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
 



Resolução:

Comentário: 

Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de

a) caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras. Incorreta. O romance de Eça não traz à tona a questão racial, fato pelo qual não se associa a esse tipo de questionamento nos versos de Drummond ("e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua") 

b) grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra. Incorreta.  Um conflito propriamente linguístico não se revela em "Morro da Babilônia", que estetiza um panorama de fundo mais socioeconômico e cultural. 

c) fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til. Incorreta. A temática doutrinária/religiosa não se apresenta no poema de Drummond. 

d) classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia. Correta. A ideia apresentada pela expressão “luta de classes” é explícita no romance de referência e sugerida no poema de Drummond. Neste último, as referências ao “terror” — e mesmo à música — que vem do morro são sugestões do conflito — e da distância social — entre o morro e os habitantes da cidade.

e) interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas. Incorreta. Essa questão não é mais pungente para uma lírica social contemporânea, como é o caso de Drummond. As relações socioeconômicas abordadas pelo poeta são diferentes daquelas descritas no romance machadiano. 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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