Questão 36173

(FUVEST - 2013) Percorre-se o paralelogramo ABCD em sentido anti-horário. A partir de cada vértice atingido ao longo do percurso, prolonga-se o lado recém-percorrido, construindo-se um segmento de mesmo comprimento que esse lado. As extremidades dos prolongamentos são denotadas por A', B', C' e D', de modo que os novos segmentos sejam, então, overline{AA}, overline{BB}, overline{CC}, e overline{DD}. Dado que AB = 4 e que a distância de D à reta determinada por A e B é 3, calcule a área do

a) paralelogramo ABCD;

b) triângulo BB'C';

c) quadrilátero A'B'C'D'.

 

Gabarito:

Resolução:

a)  A altura referente a AB é d(D, overline{AB}) = 3, portanto a área ABCD é dada por 4 x 3 = 12.

Para os itens b e c, tracemos retas paralelas por A', B', C', e D' em relação a AB, BC, CD e DA, respectivamente e prolongue as retas AB, BC, CD e DA:

É de relevância que, como AA' = AD = BC = CC' e BB' = AB = CD = DD', as paralelas e os prolongamentos determinam nove paralelogramos congruentes, incluindo ABCD.

Ainda, por simetria, Delta BBC cong Delta DD e Delta AAB cong Delta CCD.

b) Temos acute{A}rea _{BbC} = frac{1}{2} acute{A}rea _{BbGC} = frac{1}{2} 2 acute{A}rea _{ABCD} = acute{A}rea _{ABCD} = 12

c) Denotemos por S as áreas:

S_{ABCD} = S_{ABCD } + 2S _{BbC} + 2S_{CCD} = S_{ABCD} + S_{BbGC}+S_{CDHC} = S_{ABCD} + 2S_{ABCD} + 2S_{ABCD} = 5 cdot 12 = 60

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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