Questão 11858

(FUVEST 2014) Analise o gráfico abaixo:

Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que,

A

no período de 1986 a 2001, o número de pessoas com diagnóstico de AIDS diminuiu.

B

no período de 1986 a 2001, o número de homens com diagnóstico de AIDS diminuiu.

C

entre pessoas com diagnóstico de AIDS, homens e mulheres ocorrem com frequências iguais.

D

entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o número de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002.

E

entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.

Gabarito:

entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.



Resolução:

  1. no período de 1986 a 2001, o número de pessoas com diagnóstico de AIDS diminuiu.
    Incorreta. O gráfico nos representa a razão entre homens e mulheres portadores do vírus, não é possível afirmar se houve aumento ou diminuição dos números totais de pessoas infectadas, apenas que o quociente (mulheres infectadas/homens) infectados foi reduzido. 

  2. no período de 1986 a 2001, o número de homens com diagnóstico de AIDS diminuiu.
    Incorreta. Sendo o valor representado o quociente (mulheres infectadas/homens infectados), se há redução desse quociente indica que houve aumento na quantidade de homens infectados, não diminuição.

  3. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, homens e mulheres ocorrem com frequências iguais.
    Incorreta. Para afirmarmos isso, o gráfico deveria apresentar perfil constante.

  4. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o número de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002.
    Incorreta. Não é possível fazer afirmações sobre os números absolutos de homens e mulheres uma vez que está representado apenas o quociente dos dois.

  5. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.
    Correta.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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