(Mackenzie 2014) Em , o domínio da função f, definida por é
Gabarito:
A equação é:
Nós sabemos que: . Então:
Como números dentro da raiz quadrada não podem assumir valores negativos (já que o Domínio de f, como expresso no enunciado, está dentro de ), então:
Quais são os arcos x tais que o cosseno destes arcos dá positivo? Se nos lembrarmos do círculo trigonométrico, com arco inicial igual a 0º neste círculo, os arcos entre 0º e 360º cujo cosseno é não negativo são os arcos entre 270º e 360º ou os arcos entre 0º e 90º, não é mesmo?
Mas não nos esqueçamos do formato original da função f:
O denominador é seno de x. Logo, x não pode assumir valor de um arco cujo seno é 0, pois senão a fração acima seria 0/0 que é um número indefinido. Então x não pode ser igual a 0º, 180º, 360º, 540º, 720º, 900º, ... ou seja, x não pode ser .
Agora se quisermos qualquer arco, podendo ser maior que 360º? A gente utiliza os k's não é? Por exemplo, quanto é o cosseno de 1350º? 1350º é igual a 5.270º. O cosseno é uma função periódica de período 2, logo, o cosseno de 5.270º é igual ao cosseno de 270º que é igual a 0. Então vamos formalizar isto:
x pode pertencer ao intervalo:
(isto veio do nosso conhecimento que x podia assumir valores entre 270º e 360º).
Ou seja, .
x também pode pertencer ao intervalo:
(isto veio do nosso conhecimento que x podia assumir valores entre 0º e 90º).
Ou seja, .
O dos itens é igual ao aqui utilizado.
Observando os itens achamos a alternativa correta:
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão