(UEPA - 2014)
A charge acima apresenta o processo de alistamento ocorrido durante o período da Guerra do Paraguai (1865-1870) e, sobre este processo é correto afirmar que:
inicialmente o governo criou o Corpo de Voluntários mas, como a guerra se prolongou por muitos anos, o alistamento era garantido com o uso da violência. Homens eram caçados nas ruas, nas igrejas, prisões eram esvaziadas, e escravos eram comprados pelo Estado.
a criação do Corpo de Voluntários foi a solução encontrada pelo governo brasileiro para conseguir compor suas tropas, no entanto a oposição utilizava a imprensa alternativa, como o jornal acima citado, para ironizar esse alistamento.
recrutava principalmente os escravos negros que desejassem ganhar a liberdade, pois em troca do alistamento voluntário e de sua permanência nas tropas até o final do conflito, receberiam a carta de alforria.
conseguia recrutar voluntariamente um grande número de homens jovens e adultos para as tropas brasileiras, pois as razões que contribuíram para que o conflito ocorresse afetavam profundamente a soberania do império brasileiro.
recebia um grande número de homens vindos do norte e nordeste desejosos de ingressar na carreira militar e que viam na convocação para o alistamento, feito pela imprensa da época, como uma grande oportunidade de melhorar suas condições materiais de vida.
Gabarito:
inicialmente o governo criou o Corpo de Voluntários mas, como a guerra se prolongou por muitos anos, o alistamento era garantido com o uso da violência. Homens eram caçados nas ruas, nas igrejas, prisões eram esvaziadas, e escravos eram comprados pelo Estado.
A questão solicita que identifique algum ponto em comum da charge apresentada com a afirmação de cada alternativa.
a) inicialmente o governo criou o Corpo de Voluntários mas, como a guerra se prolongou por muitos anos, o alistamento era garantido com o uso da violência. Homens eram caçados nas ruas, nas igrejas, prisões eram esvaziadas, e escravos eram comprados pelo Estado.
Correta. Como se pode perceber na imagem o alistamento militar era garantido por meio da opressão e da violência.
b) a criação do Corpo de Voluntários foi a solução encontrada pelo governo brasileiro para conseguir compor suas tropas, no entanto a oposição utilizava a imprensa alternativa, como o jornal acima citado, para ironizar esse alistamento.
Incorreto. O jornal acima não ironiza o alistamento dos brasileiros com destino na Guerra do Paraguai, mas demonstra de fato o que acontece (opressão em forçar o brasileiro em participar da guerra).
c) recrutava principalmente os escravos negros que desejassem ganhar a liberdade, pois em troca do alistamento voluntário e de sua permanência nas tropas até o final do conflito, receberiam a carta de alforria.
Incorreto. O jornal não evidência o alistamento de negros (essa conclusão pode ser feita com a análise minuciosa da imagem).
d) conseguia recrutar voluntariamente um grande número de homens jovens e adultos para as tropas brasileiras, pois as razões que contribuíram para que o conflito ocorresse afetavam profundamente a soberania do império brasileiro.
Incorreto. O jornal acima não demostra o que foi afirmado na afirmativa (essa conclusão pode ser feita com a análise minuciosa da imagem).
e) recebia um grande número de homens vindos do norte e nordeste desejosos de ingressar na carreira militar e que viam na convocação para o alistamento, feito pela imprensa da época, como uma grande oportunidade de melhorar suas condições materiais de vida.
Incorreto. O jornal acima não demostra o que foi afirmado na afirmativa (essa conclusão pode ser feita com a análise minuciosa da imagem).
(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
Ver questão
(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.
Ver questão
(Uepa 2012)
Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
Ver questão
(UEPA - 2012)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill Managing
Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
Ver questão