(Uepa 2014) Os objetos tecnológicos invadiram o mundo e chegaram às regiões mais distantes, a exemplo da região andina, na América Latina, uma das regiões consideradas "excluídas" da Nova Ordem Econômica Mundial. A partir da análise da afirmativa e de seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que:
em nossos dias parece impossível conservar culturas em estado puro, e o avanço das comunicações tem provocado, nas comunidades nativas da região citada, falsa ideia de uma vida urbana cheia de vantagens, contribuindo não só para a aculturação desses grupos mas também para o estímulo à migração rural-urbana.
apesar do avanço no processo de globalização, graças principalmente à revolução técnico-científico informacional, muitas culturas de espaços longínquos continuam intactas a exemplo das comunidades andinas, tibetanas e da África Subsaariana.
uma das causas da pobreza e exclusão das comunidades da região andina é a não participação dos países desta região no Mercosul, bloco econômico mais importante do continente americano, se considerado o PIB (Produto interno Bruto) de seus integrantes.
o alargamento geográfico do Mercosul para o lado do Pacífico, com a inclusão do Chile e Bolívia, países andinos, provocou mudanças significativas na região andina, que atualmente inicia um processo de integração à Ordem Econômica Mundial vigente.
o avanço tecnológico que proporcionou a integração desta região ao atual contexto econômico mundial, ocasionou também a expansão do narcotráfico, transformando a região na principal área fornecedora de substâncias ilícitas e ponto principal da rota latino-americana deste comércio.
Gabarito:
em nossos dias parece impossível conservar culturas em estado puro, e o avanço das comunicações tem provocado, nas comunidades nativas da região citada, falsa ideia de uma vida urbana cheia de vantagens, contribuindo não só para a aculturação desses grupos mas também para o estímulo à migração rural-urbana.
[CORRETA]A)Em nossos dias parecem impossíveis conservar culturas em estado puro, e o avanço das comunicações tem provocado, nas comunidades nativas da região citada, falsa ideia de uma vida urbana cheia de vantagens, contribuindo não só para a aculturação desses grupos, mas também para o estímulo à migração rural-urbana.
Exatamente, com a revolução técnico-científico informacional se tornou praticamente impossível a conservação de culturas. Já percebeu que quase todas as sociedades utilizam o mesmo tipo de roupa? Calça jeans, camiseta. Hoje em dia é raro uma cultura continuar preservada.
[INCORRETA] B)Apesar do avanço no processo de globalização, graças principalmente à revolução técnico-científico informacional, muitas culturas de espaços longínquos continuam intactas a exemplo das comunidades andinas, tibetanas e da África Subsaariana.
Pelo contrário, muitas culturas praticamente deixaram de existir graças a globalização e à revolução técnico-científico informacional.
[INCORRETA] C)Uma das causas da pobreza e exclusão das comunidades da região andina é a não participação dos países desta região no Mercosul, bloco econômico mais importante do continente americano, se considerado o PIB (Produto interno Bruto) de seus integrantes.
O bloco mais importante do continente é o antigo NAFTA, conhecido como USMCA. Lembrando que os países andinos fazem parte sim do Mercosul.
Leia: https://oglobo.globo.com/economia/entenda-os-principais-pontos-do-novo-nafta-23116235
[INCORRETO]D)O alargamento geográfico do Mercosul para o lado do Pacífico, com a inclusão do Chile e Bolívia, países andinos, provocou mudanças significativas na região andina, que atualmente inicia um processo de integração à Ordem Econômica Mundial vigente.
Erro da questão é afirmar que os países andinos após entrada no Mercosul iniciaram uma integração com a Ordem Econômica Mundial. Somente o Chile que tem se integrado cada dia mais com acordos comerciais, como o Acordo de Associação Transpacífico (TPP).
[INCORRETA]E) O avanço tecnológico que proporcionou a integração desta região ao atual contexto econômico mundial, ocasionou também a expansão do narcotráfico, transformando a região na principal área fornecedora de substâncias ilícitas e ponto principal da rota latino-americana deste comércio
Alternativa não faz sentido algum, além de ser muito preconceitusa a questão.
(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
Ver questão
(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.
Ver questão
(Uepa 2012)
Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
Ver questão
(UEPA - 2012)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill Managing
Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
Ver questão