Questão 36373

(Fuvest 2015 2 fase) O aquecimento de um forno elétrico é baseado na conversão de energia elétrica em energia térmica em um resistor. A resistência R do resistor desse forno, submetido a uma diferença de potencial V constante, varia com a sua temperatura T. Na figura da página de respostas é mostrado o gráfico da função R(T) = R0 + alpha (T – T0), sendo R0 o valor da resistência na temperatura T0 e alpha uma constante. Ao se ligar o forno, com o resistor a 20ºC, a corrente é 10 A. Ao atingir a temperatura TM, a corrente é 5 A. Determine a 

a) constante alpha;

b) diferença de potencial V;  

c) temperatura TM;  

d) potência P dissipada no resistor na temperatura TM.

Gabarito:

Resolução:

a) De acordo com o gráfico, para os pontos (220^oC;  24  Omega ) e (20^oC;  12  Omega ) temos: 

Conforme o enunciado: 

R(T) = R_0 +alpha(T-T_0)

24 = 12 +alpha(220-20)

24 = 12 +alpha(200)

24 -12 = alpha(200)

12 = alpha(200) Rightarrow alpha = frac{12}{200} = 0,06

alpha = 6 cdot 10^{-2}  Omega/ ^oC

b) A resistência R_0 = 12  Omega,  T_0 = 12  ^oC e i_0 = 10  A, a tensão é dada por: 

U = R_0cdot i_0

U = 12cdot 10

U = 120  V

c) A diferença de potencial V é constante, logo: 

V = R cdot i

120 = R cdot 5 Rightarrow R = frac{120}{5} = 24  Omega

De acordo com o gráfico, quando R = 24  OmegaT_M = 220^oC

d) A potência dissipada na temperatura T_M = 220^oC é dada por: 

P = Vcdot i = 120cdot 5 = 600  W



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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