(FUVEST 2015) Examine o gráfico.
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar corretamente que a idade
mediana das mães das crianças nascidas em 2009 foi maior que 27 anos
mediana das mães das crianças nascidas em 2009 foi menor que 23 anos
mediana das mães das crianças nascidas em 1999 foi maior que 25 anos
média das mães das crianças nascidas em 2004 foi maior que 22 anos.
média das mães das crianças nascidas em 1999 foi menor que 21 anos
Gabarito:
média das mães das crianças nascidas em 2004 foi maior que 22 anos.
Alternativas a) e b) FALSAS
Para calcular a mediana, devemos ordenar as idades das mães nascidas em 2009 e determinar o elemento central.
Porcentagem | 0,8 | 18,2 | 28,3 | 25,2 | 16,8 | 8,0 | 2,3 | 0,4 |
Faixa Etária | menor que 15 | de 15 a 19 | 20 a 24 | 25 a 29 | 30 a 34 | 35 a 39 | maior que 40 | ignorada |
A idade central estará no intervalo que contém a porcentagem acumulada de 50%.
0,8+18,2+28,3 = 47,3 --> isso significa que 47,3% das mulheres tem até 24 anos.
0,8+18,2+28,3+25,2 = 72,5 --> isso significa que 72,5% das mulheres tem até 29 anos.
Logo, a mediana está no intervalo de 25 a 29 anos.
Dessa forma, não podemos afirmar que as alternativas a e b estão corretas. Mesmo que na letra a, o 27 esteja dentro do intervalo, não podemos ter certeza, pelo gráfico, que a mediana se encontra após o 27. Observe que a mediana pode estar entre 25 e 27 anos.
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Alternativa c) FALSA
Fazendo o mesmo processo para as mães nascidas em 1999, temos:
0,7+20,8 = 21,5%
0,7+20,8+30,8 = 52,3%
Logo, a mediana se encontra no intervalo entre 20 e 24 anos.
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ALTERNATIVA d) CORRETA
Para calcula a média, devemos observar que ela será ponderada pela distribuição percentual. Além disso, podemos assumir que a idade do intervalo é a central, ou seja, na faixa de 15 a 19, consideramos o 17. Para finalizar, ignoramos as mães com menos de 15 anos e as com mais de 40, já que não temos uma ideia da idade "central" desses intervalos.
Sendo assim:
Como nos intervalos ignorados, temos 3x mais mulheres com 40 anos ou mais do que com menos de 15, a tendência é essa média ser maior ainda. Sendo assim, ela tem que ser maior que 22.
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ALTERNATIVA e) FALSA
Realizando o mesmo procedimento para as mães nascidas em 1999, temos:
Logo, a média não pode ser menor que 21 anos.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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