(Mackenzie)
Em relação às projeções cartográficas, considere as assertivas abaixo:
I. Todas as projeções cartográficas utilizadas atualmente resultam de trabalhos realizados nos séculos XV e XVI, época em que ocorreram as denominadas “grandes navegações”.
II. A projeção de Mercator, desenvolvida no século XVI, é do tipo cilíndrica conforme e preocupa-se, basicamente, com as formas e bem pouco com o tamanho proporcional de cada área.
III. A projeção de Mercator reproduz, com considerável precisão, todas as áreas do globo terrestre, preservando a proporcionalidade entre elas.
IV. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, ou seja, preocupa-se mais com a proporção das áreas representadas do que com suas formas, razão pela qual permite comparar com maior precisão o tamanho de países ou continentes.
se apenas as assertivas II e III estão corretas.
se apenas as assertivas I e II estão corretas.
se apenas a assertiva I está correta.
se apenas as assertivas II e IV estão corretas.
se apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Gabarito:
se apenas as assertivas II e IV estão corretas.
I- Incorreta. Muitas projeções surgiram com o desenvolvimento da tecnologia, deixando obsoletas as desenvolvidas nas grandes navegações.
II- Correta. A projeção de Mercator é do tipo cilíndrica e foi criada para a navegação, preservando ângulos de direção e o formato dos continentes, mas não seus reais tamanhos.
III- Incorreta. Nenhuma projeção é precisa, seja com os formatos ou áreas. As projeções tentam se aproximar de acordo com o foco.
IV- Correta. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, preservando as áreas dos continentes em prol de seus formatos.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão